Pioneirismo e magia da culinária marcam abertura da Feira Gastronômica do Paladares do Sertão em Irecê

Abertura da feira contou com aulas-show e apresentações musicais

16 de dezembro de 2017
Pioneirismo e magia da culinária marcam abertura da Feira Gastronômica do Paladares do Sertão em Irecê

Foto: Chef Cristiano Ribeiro prepara um Carré de Cordeiro à Moda Nordestina aos olhos atentos do público na abertura da Feira Gastronômica do Paladares do Sertão (João Júnior)

 

Rodrigo de Castro Dias/Ascom CDL - "Estou muito feliz por ter sido convidada para estar aqui com vcs esta noite, e agradeço a João Marlon pela ousadia e, porque não, teimosia em seguir adiante com este projeto". Com estas palavras, a curadora do Festival Gastronômico Paladares do Sertão, Rosa Gonçalves, enalteceu a realização do festival, o primeiro do gênero na região de Irecê, durante a abertura da Feira Gastronômica na noite desta sexta-feira (15), no Parque de Exposições.

 

O evento, que conta com uma praça de alimentação que reúne estabelecimentos de comida e bebida de Irecê e outras cidades, música ao vivo e stands variados com produtos da agricultura familiar e da economia solidária, teve como ponto mais alto a realização das aulas-show com profissionais da gastronomia estadual e nacional. 

 

A estréia ficou a cargo de Cristiano Ribeiro, instrutor do Senac/BA e certificado internacionalmente como Pro Chef, distinção concedida por uma das faculdades de culinária mais conceituadas do mundo, a CIA (Culinary Institute of America). Cristiano preparou para o público um Carré de Cordeiro à Moda Nordestina, que fez brilhar os olhos de quem se interessa pelo fazer da cozinha ou simplesmente admira uma bela receita. "Eu nunca tinha visto nada disso aqui em Irecê. Adorei a experiência de ver um mestre da cozinha preparando os ingredientes e montando um prato, deixa a gente com vontade de aprender mais, de testar alguma coisa diferente em casa", conta uma espectadora.

 

A aula-show seguinte ficou a cargo da chef ireceense Tânia Bastos, que hoje é instrutora do Senac em Pernambuco e comanda seu próprio empreendimento, a Tânia Bastos Pâtisserie. Ela mostrou ao público o preparo de um Ragu de Cabrito com Gnochi de Aipim, e contou um pouco de sua experiência como profissional da gastronomia. Após as aulas-show todos puderam degustar as receitas que foram preparadas. Uma festa para o paladar.

 

O presidente da CDL/Irecê, João Marlon, comemorou o sucesso do evento, que contou com bom público na sua abertura. "Nós da CDL e nossos parceiros investimos bastante tempo e energia para realizar este evento, e ver o resultado disso tudo acontecendo é gratificante. O objetivo é que o Paladares do Sertão se estabeleça no calendário de eventos da região e beneficie cada vez mais pessoas da cadeia produtiva, que é a nossa meta primordial, contribuir com a comunidade", ressalta Marlon.

 

Programação cheia neste sábado - A feira gastronômica continua hoje com várias aulas-show, praça de alimentação aberta ao público e a oficina de cortes e defumação do chef paulista Isaías Valim, um dos maiores especialistas em análise de carnes e carcaças de caprinos e ovinos do país.

 

Confira a programação das aulas-show e oficinas deste sábado (e também domingo) clicando aqui.

 

Confira a programação cultural clicando aqui.

 

Confira fotos dos melhores momentos da abertura da feira gastronômica do Paladares do Sertão visitando o álbum na fanpage do evento (clique para ir).

 

OUTRAS NOTÍCIAS
EVENTOS

Sistema CNDL

Sistema CNDL