Histórico
Há vinte e cinco anos, o comercio de Irecê começava a demonstrar o seu potencial, mesmo com a dependência do ciclo agropecuário, o município que era conhecido como a “cidade do feijão”, já se destacava como centro comercial de uma microrregião de 19 cidades vizinhas, agregando pessoas e negócios de diversas localidades. Com o comércio em ascensão, surgiu a necessidade de criar uma entidade que defendesse os interesses do setor. No dia 14 de dezembro de 1984, foi dado o primeiro passo, empresários do ramo se uniram para fundar o Clube de Diretores e Lojistas de Irecê (CDLI), uma entidade sem fins lucrativos, filiação partidária ou religiosa.
A CDL de Irecê, nasceu com uma grande missão: agregar os lojistas, para que juntos lutem por melhorias no setor sendo uma ferramenta de transformação socioeconômica para o município. Com muita dedicação, a instituição se fortaleceu e se tornou uma referência, por fomentar frequentemente novos padrões de qualidade para o comércio local e microrregião de Irecê.
Presidente
Thales Dourado Castro Queiroz
Natural de Irecê-BA, aos dez anos se mudou para Salvador para estudar em um dos colégios mais tradicionais da capital na época, o Colégio 2 de Julho, e por 13 anos morou nessa cidade até se formar administrador de em 2002. Retornou a Irecê após formado para trabalhar junto a sua mãe na franquia O Boticário aonde está até os dias de hoje. Fez uma pós-graduações em Gestão Empresarial na Fundação Getulio Vargas concluindo em 2004 e outra pós-graduação em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria na mesma instituição concluindo em 2012.
//Em 2003 passou no concurso do Banco do Brasil e tomou posse na agencia de Jussara-BA em janeiro de 2005, trabalhando em duas empresas ao mesmo tempo. Apos dois anos e meio trabalhando nessa instituição financeira, pediu afastamento para se dedicar a sua segunda pós-graduação e à empresa familiar.
//Faz parte da diretoria do CDL desde a primeira Gestão de Adalvo Filho como membro do conselho consultivo e foi eleito presidente desta entidade para o biênio 2015/2016.
ex-presidentes
Técnico Agrícola, Administrador de Empresas pós-graduado em Administração Pública Sustentável, iniciou sua atividade empresarial ainda muito jovem em 1984 na empresa Auto Elétrica Feirense juntamente com o seu Pai Adalvo Martins de Araújo um dos pioneiros nesse ramo de atividade em Irecê, logo em seguida abriu a empresa Auto Peças e Oficina Radar. Hoje têm empresas nos ramos de combustíveis e gás, exercendo também como bom sertanejo, atividades agropecuárias. Participa de forma voluntária em Entidades do terceiro setor na cidade de Irecê como também exerce a função de diretor da CDL Irecê desde 2002, Diretor Distrital da FCDL sendo que de 2008 a 2014 exerceu o cargo de presidente da CDL e da Casa do Comércio, contribuindo para edificação da sede própria que se tornou realidade no dia 15 de outubro de 2011.
Pernambucano, o técnico em ótica já se destacava no comércio local, desde 1980 com a Ótica Irecê, sendo acolhido de braços abertos, na capital do feijão, e reconhecido por seu trabalho e determinação.
A participação de Agnaldo Sodré foi de fundamental importância para a construção de uma CDL sólida. Continuando com a estratégia de Tarcisio, o músico, poeta e boêmio, utilizou de sua sensibilidade artística para enfrentar seu maior desafio, explicar aos comerciantes a necessidade de uma entidade de classe forte e agregar mais lojistas.
Edvaldo tinha um grande desafio, engrandecer a jovem entidade e posicioná-la socialmente, demonstrando respaldo e força para defender com maestria os interesses da classe.
Na CDL, o jovem empresário criou para surpresa de muitos o Departamento de Assistência ao Consumidor (Deacon), um serviço de auxilio do consumidor na regularização de dividas. Pomoveu a campanha “110 prêmios, esta é real”, uma ação realizada em conjunto com a prefeitura e SEBRAE para incentivar as vendas nos dias das mães, sorteando com a rede de associados 110 prêmios para os clientes.
Em fevereiro de 1999, Paulo Freire convidou diversas instituições e membros da CDL, para apresentar a nova sede da entidade. O local com uma nova fachada, auditório e salas confortáveis, foi amplamente elogiado pela classe lojista e autoridades políticas do município.
As campanhas lançadas em datas comemorativas alegraram os lojistas, que tiveram suas vendas alavancadas, e também os consumidores, que encontraram facilidades para comprar e pagar. Foram lançadas campanhas no dia das mães, dia dos pais e natal. Na campanha de fim de ano, uma das ações foi ajudar crianças carentes dos bairros periféricos, realizando doações de brinquedos e vestimentas.
Diversas conquistas marcaram a gestão, entre elas a contratação do advogado Valdinei Lopes, que realizou consultoria jurídica gratuita e resolveu diversas pendências dos associados. O advogado desenvolveu um excelente trabalho na CDL, tirando todas as dúvidas dos lojistas. Ainda no campo jurídico, foi lançada a Cartilha do Consumidor, com diversas orientações para o comerciante se proteger nas realizações de suas transações comerciais, evitando conflitos jurídicos. Foram realizadas capacitações para empresários e comerciários, palestras e cursos para os vendedores nas áreas de atendimento e vendas. Um dos programas de capacitação foi PEP, realizado em parceria com o Governo do Estado, que reuniu uma média de 200 lojistas por dia, durante uma semana, quando foram discutidos temas para o fortalecimento da classe lojista.
O projeto "CDL Forte" foi um dos destaques da gestão, que beneficiou a categoria lojista com a implementação do uso dos serviços via internet, proporcionando mais qualidade em menos tempo e com melhor custo. Para isso foram realizados oficinas no período de um mês, com aulas práticas e teóricas sobre o melhor uso dos serviços. Também foi implantado o novo serviço de notificação, atendendo as normas do Código de Defesa do Consumidor, oferecendo maior segurança aos associados no registro de clientes no SPC. Outro fator importante dessa gestão foi a criação da Casa do Comércio e a conclusão da primeira etapa da construção.