CDL em Ação

Apresentação

 

          Este é um projeto-base para iniciação e prática da capoeira dentro de instituições formais de ensino, e visa levar o praticante concomitantemente a explicitar as suas virtudes e a encontrar-se com a realidade, para nela atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, com vistas à atenção das aspirações pessoais, psíquicas e sociais do praticante, independente de sua faixa etária.

 

Justificativa

 

          O projeto social CDL EM AÇÃO, atualmente funcionando com a prática de atividades de cunho capoeirístico que favoreçam o desenvolvimento integral e harmônico do corpo e mente do educando. Entende-se que educando a criança social, física e ;como qualidades físicas básicas e valências físicas (expressão corporal, resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, etc.); 

– Fomentar o sentido de comunidade, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, e o respeito mútuo, estimulando assim o convívio com outras pessoas, além de requerer constantemente a disciplina; 
– Desenvolver a prática da capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;
– Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais;
– Berimbau, pandeiro, caxixi, e atabaque – através de oficinas de construção de instrumentos; 
– Favorecer e enriquecer a cultura popular Brasileira; 
– Fomentar a interdisciplinaridade, tendo em vista ser a capoeira um esporte genuinamente Brasileiro, e que requer para seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar básico, como História e Geografia;
– Preparar os alunos para a participação em festivais, campeonatos, apresentações, etc.;
– Propiciar um intercâmbio entre capoeiristas de outras cidades, estados e países.

 

Capoeira e sua Importância Pedagógica

 

          A capoeira é considerada uma modalidade de atividade física e de uma riqueza sem precedentes, que auxilia na formação integral do aluno; ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor dos educandos. A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática cordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar.

          Por existirem diversas concepções de capoeira, ela é caracterizada como multifacetada. Dentre suas inúmeras concepções, citamos algumas: Capoeira Cultura: tombada como Patrimônio Histórico Brasileiro em 2008, e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo pela UNESCO em 2014, seus aspectos culturais se fazem presentes através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes literárias e cênicas. Capoeira Música: não existe prática de capoeira sem musicalidade; ela está presente em todas as suas manifestações. Sendo assim, o trabalho de ritmo e musicalidade é fundamental para o pleno desenvolvimento da arte. Capoeira Dança: as aulas, sempre ritmadas, podem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira para a dança, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo à busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica. Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos. Capoeira Luta: representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de combate e de defesa. Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a  formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um autoconhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na educação especial, a capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de deficiência. Capoeira Lazer: como prática não formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc., ela atua como ferramenta de liberação do stress, e confraternização entre amigos. Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência. 

          Apesar de termos enumerado algumas concepções de capoeira, acreditamos que ela deva ser ensinada sempre de maneira global, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante: o de orientador, sempre estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo a suas potencialidades; o professor deve desenvolver sempre de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo. Conhecimento é domínio do corpo! Controlar a agressividade através de movimentos rápidos e precisos, e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente com movimentos suaves e flexíveis serão pontos identificados pelo educando ao iniciar a prática da capoeira.

 

Estratégias

 

          Com o intuito de um melhor aproveitamento dos conteúdos e objetivos previstos, utilizaremos as seguintes estratégias: 

– Escolha de um local apropriado para prática da capoeira;
– Apresentação de material didático (apostilas, livros, filmes, etc.); de grupos subdivididos por faixas etárias; 
– Formação de grupos de apresentação na escola e sociedade; laboratórios para confecção de instrumentos musicais; 
– Intercâmbio entre capoeiristas de diversas localidades, através de festivais e  campeonatos.
– Aulas programadas, com formação 
– Organização de Recursos para Prática
– Local apropriado para a prática (quadra ou sala); 
– 01 aparelho de som; 
– Uniforme para alunos; 
– 03 berimbaus; 
– 02 pandeiros; 
– 01 atabaque; 
– Material publicitário para divulgação das aulas; 
– Local apropriado para guardar material.

 

 

CDL EM AÇÃO, UM PROJETO QUE FORMA CIDADÃOS

 

 

Sistema CNDL

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