Meirelles destaca o papel do varejo na retomada da economia do país

31 de outubro de 2017
Meirelles destaca o papel do varejo na retomada da economia do país

Ascom/CNDL - A palestra de encerramento do III Fórum Nacional do Comércio, nesta quarta-feira (25) foi proferida pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF), em Brasília, reuniu empresários varejistas de todo o Brasil. No encerramento, Meirelles fez uma análise dos aspectos que impulsionaram o início da retomada da economia neste ano e destacou o papel do varejo nesse reaquecimento. “Temos na economia brasileira um ponto nevrálgico entre produção e consumo que é exatamente o comércio. Não há dúvida de que é setor fundamental para a economia”, afirmou o ministro.

Segundo ele, o varejo foi novamente um setor fundamental nessa retomada já que está no positivo na geração de novos empregos e apresenta um crescimento sólido.

Meirelles lembrou que o Brasil está fazendo as reformas necessárias, controlando a evolução das despesas públicas, a subida da dívida, além de estar encaminhando as reformas, segundo ele, essenciais para que o Brasil possa produzir mais e melhor aumentando a produtividade do país e as taxas de crescimento.

O ministro acrescentou que o Brasil já voltou a crescer e a queda da inflação permitiu ao Banco Central fazer o corte adequado da taxa Selic. “Com isso há um aumento no poder de compra da população e estabilidade na economia. Assim os juros caem beneficiam a economia, consumidores, empresários e toda a população brasileira”.

O ministro da Fazenda mencionou que uma pesquisa do Banco Central prevê um crescimento de 2,5% em 2018 e reforçou o papel do varejo nesse crescimento. “O varejo, em última análise, é o elo entre a produção e o consumo. E um varejo que esteja crescendo como está é uma indicação muito importante de sustentabilidade”, concluiu Meirelles.