DE CLIENTE A DONA: EMPREENDEDORA CONTA COMO MONTOU UMA FRANQUIA

Depois de um curso de empreendedorismo, Edilma Freitas do Nascimento viu que sua cidade tinha uma oportunidade de negócio

11 de fevereiro de 2019
DE CLIENTE A DONA: EMPREENDEDORA CONTA COMO MONTOU UMA FRANQUIA

A paixão pelos cosméticos e por vendas sempre esteve presente na vida de Edilma Freitas do Nascimento. No início, ela era só consumidora da marca Mahogany. Depois virou vendedora, executiva de vendas e agora é franqueada da marca. Mas todo esse sucesso não aconteceu de um dia para o outro, e sim depois de muito planejamento, trabalho e uma dose de ousadia.

Edilma é proprietária da única franquia da marca na região de Irecê, e viu nesse nicho a oportunidade de empreender. “Eu sempre gostei do produto, mas não achava com facilidade aqui na cidade. Comecei a comercializar para várias cidades, vendo a possibilidade de crescimento. Queria formalizar o meu negócio, e, através de uma palestra do Sebrae sobre franquia, comecei a sonhar mais alto”, explica.

Durante a palestra sobre franquia a empresária recebeu mais informações sobre como funciona o negócio e também sobre os compromissos que precisa cumprir para gerenciar uma empresa com padrões já estabelecidos. “Essa palestra foi um grande incentivo. Foi um gatilho importante na tomada de decisão, e junto com meu marido procuramos a empresa para realizar esse sonho”, explica.

Hoje, Edilma comanda uma loja em Irecê que é o ponto de atendimento, e cuida de toda operação de vendas, com o auxílio de uma consultora de vendas. “Vi na franquia a possibilidade de crescimento, pois ao longo de três anos trabalhando diretamente com o público e com o crescimento das vendas, busquei mais informações sobre como ser uma franqueada e como esse passo poderia transformar também o desenvolvimento de minha carreira na área de vendas. O Sebrae foi um parceiro desde o início”, diz.

A empresária sempre participou de evento e cursos realizados pelo Sebrae, e ressalta a importância da capacitação para o sucesso nos negócios. “Eu fiz cursos de finanças, gestão empresarial, atendimento e outras áreas que foram abordadas pelo Sebrae. O empresário preparado sabe lidar melhor com as adversidades e fica mais capacitado para enfrentar os desafios do dia a dia da empresa. Agora, vamos ampliar nossa rede de revendedoras e buscar o crescimento nas vendas diretas”, aponta.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, se planejar e investir em capacitações é fundamental para o empresário se estabelecer no mercado e conquistar mais clientes. “Quando o empresário é munido de técnicas relevantes para a empresa, tem mais facilidade de enxergar novas possibilidades e buscar novos clientes. Capacitação é uma ferramenta que tem que ser utilizada constantemente para quem quer inovar e ser o diferencial no mercado”, avalia a gestora.

Fonte: Sebrae (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).