CDL Irecê faz alerta sobre golpe da lista telefônica

30 de setembro de 2020
CDL Irecê faz alerta sobre golpe da lista telefônica

A CDL Irecê foi informada por uma associada, proprietária de uma empresa do setor de saúde, sobre uma tentativa de golpe que esta ocorrendo. A situação é conhecida por golpe da lista telefônica e, mesmo não sendo uma novidade, infelizmente continua fazendo vítimas. Veja como ocorre o golpe, de acordo com as vítimas.

Uma pessoa liga para a empresa e informa que precisa atualizar o contato na lista telefônica e que esse serviço é gratuito. Para confirmar os dados, ela envia um Termo de Publicação por e-mail para os empresários com os dados da empresa da vítima e um termo. Porém, ao ler o termo é possível verificar que ao assinar o documento a vítima está concordando que a prestação do serviço terá um custo de 12 parcelas de R$ 485,00, cada.

De acordo com as vítimas, a pessoa envia o e-mail, liga para confirmar o recebimento e pede agilidade em assinar o termo e enviar a cópia assinada por e-mail. Com isso, muitos empresários acabam assinando o documento sem ler e, deste modo, assumindo um compromisso em efetuar os pagamentos.

O empresário que informou a CDL Irecê contou que a pessoa que ligou foi tão insistente que ela resolveu imprimir o termo, mas que ao ler constatou que se tratava de um golpe. “No telefone somos informados que o serviço é de graça, mas quando a gente lê vê que existe um custo e bem alto”, conta o empresário, que prefere não se identificar.

Orientações
A CDL Irecê alerta para que as pessoas fiquem atentas à oferta de serviços, principalmente por telefone, e orienta para que nunca assinem documentos sem antes ler na íntegra. “Na pressa, as pessoas se deixam ser enganadas e acabam tendo que arcar com o prejuízo, que neste caso é de R$ 5.820,00”, destaca o gerente executivo da CDL Irecê, Roberto Alves.

– Procure informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço;
– Em caso de dúvidas, entre em contato com órgãos públicos como o Procon, sindicatos ou a CDL;
– Fique atento às informações contidas em boletos;
– Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa;

Fonte: Secretária CDL IRECÊ