CDL Irecê faz alerta sobre golpe da lista telefônica
A CDL Irecê alerta para que as pessoas fiquem atentas à oferta de serviços, principalmente por telefone, e orienta para que nunca assinem documentos sem antes ler na íntegra.
30 de setembro de 2020A CDL Irecê foi informada por uma associada, proprietária de uma empresa do setor de saúde, sobre uma tentativa de golpe que esta ocorrendo. A situação é conhecida por golpe da lista telefônica e, mesmo não sendo uma novidade, infelizmente continua fazendo vítimas. Veja como ocorre o golpe, de acordo com as vítimas.
Uma pessoa liga para a empresa e informa que precisa atualizar o contato na lista telefônica e que esse serviço é gratuito. Para confirmar os dados, ela envia um Termo de Publicação por e-mail para os empresários com os dados da empresa da vítima e um termo. Porém, ao ler o termo é possível verificar que ao assinar o documento a vítima está concordando que a prestação do serviço terá um custo de 12 parcelas de R$ 485,00, cada.
De acordo com as vítimas, a pessoa envia o e-mail, liga para confirmar o recebimento e pede agilidade em assinar o termo e enviar a cópia assinada por e-mail. Com isso, muitos empresários acabam assinando o documento sem ler e, deste modo, assumindo um compromisso em efetuar os pagamentos.
O empresário que informou a CDL Irecê contou que a pessoa que ligou foi tão insistente que ela resolveu imprimir o termo, mas que ao ler constatou que se tratava de um golpe. “No telefone somos informados que o serviço é de graça, mas quando a gente lê vê que existe um custo e bem alto”, conta o empresário, que prefere não se identificar.
Orientações
A CDL Irecê alerta para que as pessoas fiquem atentas à oferta de serviços, principalmente por telefone, e orienta para que nunca assinem documentos sem antes ler na íntegra. “Na pressa, as pessoas se deixam ser enganadas e acabam tendo que arcar com o prejuízo, que neste caso é de R$ 5.820,00”, destaca o gerente executivo da CDL Irecê, Roberto Alves.
Confira algumas dicas para evitar cair em golpes:
– Certifique-se sobre o serviço oferecido;
– Procure informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço;
– Em caso de dúvidas, entre em contato com órgãos públicos como o Procon, sindicatos ou a CDL;
– Nunca assine nenhum documento sem ler;
– Fique atento às informações contidas em boletos;
– Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa;
– Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência.
A CDL Irecê foi informada por uma associada, proprietária de uma empresa do setor de saúde, sobre uma tentativa de golpe que esta ocorrendo. A situação é conhecida por golpe da lista telefônica e, mesmo não sendo uma novidade, infelizmente continua fazendo vítimas. Veja como ocorre o golpe, de acordo com as vítimas.
Uma pessoa liga para a empresa e informa que precisa atualizar o contato na lista telefônica e que esse serviço é gratuito. Para confirmar os dados, ela envia um Termo de Publicação por e-mail para os empresários com os dados da empresa da vítima e um termo. Porém, ao ler o termo é possível verificar que ao assinar o documento a vítima está concordando que a prestação do serviço terá um custo de 12 parcelas de R$ 485,00, cada.
De acordo com as vítimas, a pessoa envia o e-mail, liga para confirmar o recebimento e pede agilidade em assinar o termo e enviar a cópia assinada por e-mail. Com isso, muitos empresários acabam assinando o documento sem ler e, deste modo, assumindo um compromisso em efetuar os pagamentos.
O empresário que informou a CDL Irecê contou que a pessoa que ligou foi tão insistente que ela resolveu imprimir o termo, mas que ao ler constatou que se tratava de um golpe. “No telefone somos informados que o serviço é de graça, mas quando a gente lê vê que existe um custo e bem alto”, conta o empresário, que prefere não se identificar.
Orientações
A CDL Irecê alerta para que as pessoas fiquem atentas à oferta de serviços, principalmente por telefone, e orienta para que nunca assinem documentos sem antes ler na íntegra. “Na pressa, as pessoas se deixam ser enganadas e acabam tendo que arcar com o prejuízo, que neste caso é de R$ 5.820,00”, destaca o gerente executivo da CDL Irecê, Roberto Alves.
Confira algumas dicas para evitar cair em golpes:
A CDL Irecê foi informada por uma associada, proprietária de uma empresa do setor de saúde, sobre uma tentativa de golpe que esta ocorrendo. A situação é conhecida por golpe da lista telefônica e, mesmo não sendo uma novidade, infelizmente continua fazendo vítimas. Veja como ocorre o golpe, de acordo com as vítimas.
Uma pessoa liga para a empresa e informa que precisa atualizar o contato na lista telefônica e que esse serviço é gratuito. Para confirmar os dados, ela envia um Termo de Publicação por e-mail para os empresários com os dados da empresa da vítima e um termo. Porém, ao ler o termo é possível verificar que ao assinar o documento a vítima está concordando que a prestação do serviço terá um custo de 12 parcelas de R$ 485,00, cada.
De acordo com as vítimas, a pessoa envia o e-mail, liga para confirmar o recebimento e pede agilidade em assinar o termo e enviar a cópia assinada por e-mail. Com isso, muitos empresários acabam assinando o documento sem ler e, deste modo, assumindo um compromisso em efetuar os pagamentos.
O empresário que informou a CDL Irecê contou que a pessoa que ligou foi tão insistente que ela resolveu imprimir o termo, mas que ao ler constatou que se tratava de um golpe. “No telefone somos informados que o serviço é de graça, mas quando a gente lê vê que existe um custo e bem alto”, conta o empresário, que prefere não se identificar.
Orientações
A CDL Irecê alerta para que as pessoas fiquem atentas à oferta de serviços, principalmente por telefone, e orienta para que nunca assinem documentos sem antes ler na íntegra. “Na pressa, as pessoas se deixam ser enganadas e acabam tendo que arcar com o prejuízo, que neste caso é de R$ 5.820,00”, destaca o gerente executivo da CDL Irecê, Roberto Alves.
Confira algumas dicas para evitar cair em golpes:
– Certifique-se sobre o serviço oferecido;
– Procure informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço;
– Em caso de dúvidas, entre em contato com órgãos públicos como o Procon, sindicatos ou a CDL;
– Nunca assine nenhum documento sem ler;
– Fique atento às informações contidas em boletos;
– Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa;
– Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência.
– Certifique-se sobre o serviço oferecido;
– Procure informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço;
– Em caso de dúvidas, entre em contato com órgãos públicos como o Procon, sindicatos ou a CDL;
– Nunca assine nenhum documento sem ler;
– Fique atento às informações contidas em boletos;
– Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa;
– Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência.
Fonte: Secretária CDL IRECÊ