Estudantes da UFOB visitam em Irecê criação de ovinos de referência no sertão baiano

28 de agosto de 2017
Estudantes da UFOB visitam em Irecê criação de ovinos de referência no sertão baiano

Foto: estudantes da UFOB vieram conhecer experiência de produtor ireceense na criação de ovinos (Arquivo/CDL)

 

A criação de ovinos no Rancho Bem-Te-Vi, propriedade especializada no manejo da raça Dorper, recebeu no último sábado (26) um grupo de visitantes interessados em conhecer as técnicas e filosofia de trabalho empregadas no estabelecimento, que é referência na caprinovinocultura para o sertão baiano.

 

Os estudantes de Medicina Veterinária do campus Barra da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) tiveram contato com a expertise da propriedade localizada a 2 km da zona urbana de Irecê. Lá, as ovelhas e carneiros Dorper, raça originária da África do Sul que se adapta muito bem as condições climáticas do semiárido brasileiro, se desenvolvem com notável qualidade e produtividade.

 

A aula de campo foi acompanhada pelo veterinário Overlaque Brito, que será professor do futuro curso de graduaçao em Medicina Veterinária da Faculdade Irecê (FAI). Os alunos foram conduzidos pelos piquetes, cochos, benfeitorias e área plantada da propriedade pelo pecuarista João Marlon, que lida há anos com a variedade Dorper e explicou características físicas, aspectos da reprodução, alimentação e controle de doenças que devem ser adotados no manejo.

 

"Essa raça é muito versátil, reúne tanto porte quanto robustez, que se reflete na quantidade e na qualidade da carne que ela produz. Sem contar a excelente fertilidade que ela apresenta. Acredito que para os alunos que estão se formando para trabalhar com diferentes tipos de animais a experiência obtida aqui pode ser muito enriquecedora para a prática deles no futuro, quando estiverem atuando no mercado", ressalta o produtor.

 

Os futuros veterinários, que são de diferentes turmas no curso de veterinária, ficaram entusiamados com a organização do trabalho desenvolvido em Irecê. "Chama atenção o planejamento da produção de alimentos para os animais feito aqui. A organização dos piquetes, a gestão da produção de alimentos para os animais com calendário bem fechadinho, a preocupação com a estocagem em silos... tudo é feito de forma a garantir a sustentabilidade da propriedade a longo prazo, independente da questão da estiagem", ressalta uma estudante do 6º semestre.

 

Os visitantes da UFOB ficaram entusiasmados ao saber da realização do 1º Festival Gastronômico de Cordeiros e Cabritos em Irecê, previsto para o próximo mês de novembro. O evento vai celebrar e promover a cultura culinária baseada na caprinovinocultura e fortalecer restaurantes e produtores. A Câmara de Dirigentes Logistas de Irecê (CDL) vai formalizar um convite a universidade para visitar o festival e participar das atividades que serão promovidas durante o evento. 

 

Criação é destaque no Bahia Rural - O trabalho com as ovelhas Dorper no Rancho Bem-Te-Vi foi destaque na edição de ontem (27) do programa Bahia Rural, exibido nas manhãs de domingo pela TV São Francisco, afiliada da Rede Globo no Norte e Centro-Norte baiano. O programa mostrou o trabalho desenvolvido na propriedade com enfoque na excelência do criador no manejo do espécime, enfatizando a experiência na convivência com o clima semiárido, com poucas chuvas e má-distribuição delas.

 

Confira a reportagem do Bahia Rural aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS
EVENTOS

Sistema CNDL

Sistema CNDL