Empréstimo para negativados? Pode ser uma fria!

Conheça os perigos deste tipo de empréstimo e veja alternativas para quitar suas dívidas sem entrar em ciladas

13 de junho de 2017
Empréstimo para negativados? Pode ser uma fria!

De repente você se vê frente a não uma, mas diversas dívidas. Todas com juros, todas aumentando mês a mês. Essa bola de neve parece não ter solução a não ser tomar um novo empréstimo para arcar com tal montante. O problema? Por estar com o nome sujo, você não consegue crédito em outro banco. Neste cenário, a possibilidade de recorrer a uma financeira parece ser a saída. O problema é que, na maioria dos casos, essas empresas cobram juros altíssimos. “Não existem milagres no mercado. Se há uma dívida no seu nome e ela está registrada em algum serviço de proteção ao crédito, a empresa que empresta dinheiro certamente sabe disso. E se ela aceita te emprestar dinheiro mesmo neste cenário, certamente irá cobrar mais caro por isso. Não há facilidades milagrosas”, diz José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 15% dos brasileiros atualmente inadimplentes ou que estiveram nessa situação há no máximo 12 meses fizeram empréstimo com financeiras que fornecem crédito a negativados para sair desta situação, número que aumenta entre quem possui 55 anos ou mais (23%). De acordo com o levantamento, 30% desses escolheram a modalidade por não conseguirem crédito em banco e 25% por ser a forma encontrada para quitar as dívidas. O problema? 75% dos que optaram por este tipo de crédito não resolveram sua situação financeira. “As taxas de juros podem agravar ainda mais o problema. Em alguns casos, elas chegam a ser maiores até mesmo do que aquelas cobradas pelo atraso no pagamento de outras modalidades de empréstimo como o cartão de crédito e o cheque especial”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Veja aqui como conseguir limpar o seu nome sem precisar recorrer aos empréstimos para negativados.

Fonte: SPC Brasil