Dia dos Namorados desafia comércio em meio à pandemia

9 de junho de 2020
Dia dos Namorados desafia comércio em meio à pandemia

O Dia dos Namorados será diferente neste ano. A pandemia do novo coronavírus impede a abertura de restaurantes, a movimentação intensa no comércio e, em muitos casos, até o encontro dos casais para celebração da data. As dificuldades impostas pela crise sanitária têm impacto direto no comércio local que se prepara para queda no movimento enquanto busca alternativas para atrair clientes.

De acordo com a CNDL – Confederação nacional de Dirigentes Lojistas, o setor prevê queda entre 15% e 20% nas vendas deste ano, diante da redução do consumo. A projeção segue tendência registrada pelo varejo no Dia das Mães e na expectativa para o inverno. Embora negativo, o número reflete a nova realidade econômica e desafia os lojistas a reinventarem as formas de venda.

A expectativa é boa dentro da nova realidade. O comércio está tirando proveito do e-commerce, com mais oportunidades de vendas, sugestões de presentes, cardápios e promoções online. Essa é a versatilidade gerada, com possibilidade de reinvenção das empresas”, analisa o presidente da CDL, Sandoval Junior. Segundo ele, o frio da estação também pode colaborar para as vendas.

RETOMADA

Tanto a CDL quanto os próprios lojistas reconhecem que a retomada da economia será lenta e gradual. O movimento no comércio está abaixo do esperado, reflexo da queda inevitável do consumo provocada pela pandemia.

“Alguns consumidores não estão comprando por não sentirem necessidade, diante da ausência de festas e eventos. Outros estão consumindo menos porque tiveram redução na renda, mas a cada semana mais clientes estão comprando porque estão se adaptando à compra segura”, analisa Roberto Alves – Secretário executivo da CDL Irecê.

“São desafios que enfrentamos na nova realidade. Esperemos que em 30 a 60 dias tenhamos passado pela situação mais grave e possamos retomar o movimento econômico. Será lento, mas devemos sempre olhar para frente e aprendermos com o passado”, acrescenta o presidente da CDL.

Fonte: Comunicação CDL

Foto Centro de Irecê.  Gilberto Neiva