CDL Irecê e CDL Xique-Xique participam da Audiência Pública de Concessão à Iniciativa Privada das Etapas 3 a 5 do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê

A sessão teve a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.

10 de dezembro de 2020

O presidente da CDL Irecê, Sr. Sandoval Avelino O. Junior participou da audiência pública realizada nesta quarta-feira (9), em Xique-Xique (BA), onde discutiu o processo de concessão à iniciativa privada das etapas 3, 4 e 5 do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê, na Bahia. O encontro foi promovido pela Codevasf, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI). Transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e do Facebook da Codevasf, a sessão teve a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Na audiência o presidente da CDL fez uso da tribuna para falar sobre a importãncia do projeto e, realizar cobrar dos representantes do governo e Codevasf, que seja feita a infraestrutura necessária do projeto, pois não concorda com a privatização dos lotes 3 a 5 sem ao menos ter sido implementada a infraestrura básica dos lotes já concedidos aos empresários, como também garantir o direito das famílias que lá já residem muito antes da venda das terras para a Codevasf. Finalizou, dizendo que as dificuldades do projeto irrigado de Miroros, que mesmo depois de 20 anos, ainda não possui uma estrada de qualidade e conclui dizendo que isso é uma culpa da Codevasf que tem responsabilidade direta com esse projeto.

Na oportunidade tivemos diversos manifestos e questionamentos de sindicatos rurais, comunidades de Xique-Xique e Itaguaçu, como também a presença do Presidente da CDL Xique-Xique, Sr. Marcos, que endossou as palavras do presidente da CDL Irecê.

A consulta pública faz parte da agenda do governo federal, que será promovida até 16 de dezembro e foi mais uma oportunidade de apresentar o projeto à sociedade, tirar dúvidas sobre a modelagem proposta e receber sugestões. Entre os assuntos, foram abordados temas relacionados a características do local, às etapas do processo de concessão e às responsabilidades dos concessionários que cultivarão as terras.

Na terça-feira (8), também em Xique-Xique, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, autorizou a pavimentação asfáltica de 21 quilômetros da estrada de acesso ao perímetro, entre o povoado de Lages e o Baixio de Irecê. O investimento é de R$ 16,3 milhões.

Além disso, ainda na terça, produtores do Baixio do Irecê assinaram contratos de financiamento agrícola com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O crédito total concedido chega a R$ 351 mil. Com isso, esses agricultores poderão iniciar o cultivo em suas áreas irrigadas.

Confira na integra o link completo da audiência no youtube: https://youtu.be/7epCABq5HTs