5 ferramentas de finanças para sua empresa

Confira como fazer um fluxo de caixa e organizar sua planilha de projeção de resultados

6 de outubro de 2015
5 ferramentas de finanças para sua empresa

Segundo o Sebrae, 30% das pequenas empresas não sobrevivem ao segundo ano de operação. Um dos problemas é não conseguir lidar com as finanças do negócio. Planilhas, contas e números podem confundir o empreendedor iniciante que não está acostumado a cuidar das finanças ou não tem formação nenhuma no assunto.

Confira abaixo uma seleção com cinco ferramentas gratuitas, que fazem parte do Movimento Empreenda, para entender um pouco mais sobre finanças.

1. Fluxo de caixa básico
A ferramenta, indicada para empreendedores de primeira viagem que ainda não têm conhecimentos nas áreas de finanças ou contabilidade, mostra como gerenciar os valores que entram e saem da empresa.

2. OBZ: Orçamento base zero para pequenas e médias empresas
Indicado para empresas em operação há pelo menos um ano fiscal, o Orçamento base zero (OBZ) ajuda a visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte, priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio e eliminar os supérfluos.

3. Planilha de projeção de resultados para empreendedores individuais
Esta ferramenta foi criada especialmente para quem faz parte do MEI e apresenta um demonstrativo de resultados simplificado. Basta inserir informações como projeções de vendas e saídas de caixa para ter controle sobre as contas.

4. Precificação baseada em valor?
Esta ferramenta  é indicada para empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante. Para ajudar a definir qual é o preço ideal, a ferramenta segue a lógica das faixas do judô. A evolução das cores demonstra o aumento da dificuldade e a validação das estratégias de precificação.

5. Check-up de gestão para PMEs?
Faça uma lista de todos os sistemas usados na sua empresa para avaliar quais ajudam de fato na gestão do negócio. A ferramenta ajuda a entender quais sistemas poderiam melhorar a eficiência do seu negócio.