5 dicas de vendas para acelerar o crescimento da sua empresa

27 de abril de 2016
5 dicas de vendas para acelerar o crescimento da sua empresa

As melhores empresas são aquelas que se envolvem em um processo contínuo de melhoria. Basta olhar para algumas das maiores marcas do mundo, como o Google e Apple.

Essas empresas estão sempre buscando um detalhe que faz toda a diferença. Quando encontram, mantém a receita funcionando. Você já sabe o que a sua equipe de vendas está fazendo certo?

Muitas empresas, e principalmente, equipes de vendas murcham na zona de conforto. Se você suspeitar que encontrou na sua zona de conforto, selecionamos algumas dicas que vai ajudar você a se livrar dela.

 

#1. Mantenha contato com a sua base de clientes

Seu banco de dados de clientes é uma mina de ouro. Não importa o tipo de produto que você vende, as chances de um cliente existente fazer novas compras, ou indicar potenciais compradores são grandes.

Um pecado capital da área de vendas é o fato dos vendedores sentarem e esperarem novas oportunidades de negócios chegarem. Só que a chance disso acontecer é a mesma do Papai Noel existir.

 

Muitas empresas colocam seus clientes dentro do seu looping: colocam seus endereços de e-mail e mantêm os clientes atualizados com informações e conteúdos periódicos.

O objetivo desses boletins é nada mais do que manter as linhas de comunicação abertas com os clientes existentes.

Manter seu banco de dados de cliente atualizado é mais do que apenas uma ferramenta para publicar informações e enviar e-mails. Você pode partir para um contato mais ativo.

Vamos pensar praticamente: digamos que você é uma empresa de desenvolvimento. Você tem um ciente em que ajudou a construir um site há 6 anos atrás. Uma vez que o projeto foi concluído, você continuou trabalhando com outros clientes.

Com esse cenário em mente, pergunte-se: quantas atualizações um site precisa depois de 6 anos para tornar-se contemporâneo novamente? Aqui temos uma nova oportunidade e um novo cliente.

Por outro lado, se você sumiu por 6 anos, não manteve a comunicação com seus clientes, não espere que ele volte a fazer negócios com você.

 

#2. Mude com o tempo

Você precisa sempre levar boas novas ao cliente. O primeiro passo para isso é manter sempre o contato com seus atuais clientes, para que eles vejam que você está à frente do mercado com novos produtos, ideias e, pensamentos.

Os tempos mudam. E mudam rapidamente. Você precisa ser visto como um grande especialista pelos seus clientes, e precisa de ferramentas que ajudem você e auxiliem você não apenas no relacionamento comercial.

Evolua. Encontre ferramentas de gestão de documentos, contabilidade, finanças e de carteira de clientes (CRM). Além de você economizar tempo, mantendo as informações centralizadas, você aumentará o dinamismo do departamento comercial.

 

#3. O seu preço é o adequado

Vender pelo preço alto demais é um grande erro. Mas, o outro extremo também é verdadeiro. Quando você vende pelo preço baixo demais, também está cometendo um erro.

A negociação é uma arte: faça do jeito certo e você terá êxito. Caso contrário, você encontrará o fracasso. A fórmula do lucro é nada mais do que um exercício, e você precisa conhecer muito bem o mercado para saber encontrar o preço ideal entre a oferta e a demanda.

Você pode cobrar barato por um produto premium, mas por outro lado, pode cobrar caro demais por um produto que acredita ser um produto premium e é apenas mais um produto no mercado.

Faça um estudo e uma pesquisa no mercado. Saiba como o seu preço se ajusta e se encaixa nisso tudo. Se o seu produto oferece menos e é mais caro você está em maus lençóis.

Lembre-se que o preço não é tudo. Mas sim o valor agregado. Se você está oferecendo pouco para o que tem cobrado, significa que o seu valor agregado é baixo ou insuficiente.

 

#4. A LinkedIn pode ajudar a aumentar a sua base de clientes

A LinkedIn é uma plataforma muito conhecida e todo mundo sabe que deveria usá-la para aproveitar para a geração de novos clientes.

Dito isso, muito poucas pessoas estão usando a LinkedIn de forma eficaz. Se o seu perfil tem uma imagem ruim, um histórico de trabalho desatualizado ou uma péssima biografia, você não está fazendo amigos nem influenciando pessoas.

Intensifique a sua participação na LinkedIn e se conecte comas pessoas que são importantes em seu mercado.

Através da LinkedIn você pode ser capaz de fazer conexões que leve você até novos clientes, ou até mesmo parceiros estratégicos.

 

#5. Abrace o seu mercado

Você já participou de uma feira? Já participou de eventos, seminários e encontros sobre o seu setor? Estas são oportunidades de networking que podem ajudá-lo a ampliar o seu negócio.

Você também pode encontrar associações locais, sindicatos e outras agremiações que pode se conectar com profissionais, pessoas e empresas do seu mercado, e mais importante, pessoas que podem precisar de seus clientes.

Você é especialista? Se assim for, considere falar em uma feira ou evento sobre o seu mercado. Se esse evento não existir, você pode criar um evento.

Você está preso na sua zona de conforto?

 

Operar em sua zona de conforto não é motivo para vergonha. Na verdade, estar em um local que permite que você se sinta confortável em seu negócio indica que você tomou decisões acertadas.

Uma vez que você começa a se sentir confortável, é hora de ampliar seus horizontes e crescer o seu negócio no processo.

Você deve ter notado que todas as dicas envolvem sua capacidade de se conectar com as pessoas. Isso é o que as pessoas e empresas bem sucedidas mais fazem: se conectam com as pessoas certas.

E é justamente isso que você deveria fazer sempre: aumentar o número de interações com pessoas, empresas e profissionais do seu mercado. Afinal,quem não é visto não é lembrado.

Fonte: Agendor

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